segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Águia, um Símbolo Universal

Aproveitando que o Sol esta transitando pelo signo de Escorpião -- a Águia representa o signo superior ou esotérico de Escorpião --, resolvi colocar aqui no Blog uma síntese desse texto que escrevi em novembro de 2008 e foi publicado em dois jornais alternativos: Prana e Ganesha. 

"Águia, um Simbolo Universal"

"Com o Sol transitando do dia 22 de novembro a 21 de dezembro, no signo de Sagitário, que tem como seu regente Júpiter, é uma ótima oportunidade para enfocar um de seus principais atributos: a Águia.

A Águia é considerada um símbolo universal. Por isto a encontramos em várias mitologias e culturas, como, na famosa história da mitologia grega em que Zeus (Júpiter), desejando descobrir o centro ou o "umbigo" do mundo, envia duas águias, cada qual para uma direção do céu. Dirigindo-se para lados opostos, as águias chegaram ao mesmo ponto, conhecido como Delphos.

Na Índia, nos textos védicos, encontramos Garuda, metade homem, metade águia, que diz assim: "Vishinu cavalga sobre Garuda, onde este é chamado de pássaro fabuloso...".

No Japão, a Águia é conhecida como "Kami" a "Águia do Sol" (será que tem alguma relação com os "kami kases?"). Em algumas culturas, a Águia é representada como o próprio Sol. É a única criatura que consegue olhar diretamente para ele. É um símbolo de poder, força, coragem, rapidez e onipresença.






                     






Ao longo da história, o simbolismo da Águia foi utilizado por Salomão, Carlos Magno, Alexandre - O Grande,  Império Romano, Napoleão Bonaparte, pelo Nazismo e pelos Czares Russos, entre outros. Está representada, apenas para citar alguns: no Grande Selo Americano (é o grande símbolo do "poder americano"), nas armas do Iraque, na bandeira do México ( origem Asteca), nos brasões de armas de várias famílias, nobres, cidades e países da Europa. É citada na Bíblia, no Corão, na ‘Torá?’,  Bhagavad Gitã, no Tarô, na Astrologia, Astronomia, Maçonaria e outras sociedades secretas. 

A Águia também está nas ilustrações dos alquimistas, nos livros de Carlos Castaneda. Foi e é cultuada tanto pelos xamãs da Sibéria como também pelos xamãs ameríndios do norte, do centro e do sul.

Mas, como vivemos em um mundo de dualidades, a Águia, ou a forma como o homem utiliza esse símbolo, cabe o exercício da Prudência! Usando a águia e suas qualidades, com excesso ou exagero, temos os exemplos de alguns nomes citados anteriormente, homens que chegaram ao poder, construíram seus impérios e sucumbiram. 

Resumindo, ainda temos muito que aprender a respeito desse símbolo fantástico que é a Águia, a qual tem seus segredos guardados pelos xamãs e pelas grandes escolas de mistério. Diz-se que a própria palavra águia - em português mesmo - encerra um mistério...

Aproveito este momento, que considero oportuno, para fazer uma analogia entre a Águia e o presidente eleito Barak Obama, que a partir do dia 20 de Janeiro de 2009, se tornará o homem mais poderoso do planeta. Que durante a sua gestão, ele ‘incorpore’ este símbolo maior de sua nação. Que este símbolo da liderança, da consciência espiritual superior possa ser usado de forma positiva, e que a Águia, "que tudo vê", ou melhor, que "tudo enxerga", o guie e também a todos nós por vôos mais altos, ampliando a nossa consciência, para que possamos avançar no processo de evolução da humanidade.

Para ouvir a musica "América Cuidado" link:
No Brasil, tínhamos "O Águia de Haia", símbolo esse conferido a Rui Barbosa* pelos membros da Conferência de Haia, na Holanda, por sua inteligência aguda e visão ampla a respeito dos assuntos abordados. Outra curiosidade é que ainda hoje encontramos as águias em bronze, no alto do edifício do Museu da Republica, antigo Palácio do Catete, na época, sede da Presidência da Republica que ficou conhecido por isto como "O Palácio das Águias".  É também o símbolo do Instituto Hahnemanniano do Brasil*: A Águia com uma serpente no bico. 

Mais dois lugares que vale a pena mencionar, a Águia em dourado no alto do Teatro Municipal, RJ e a outra em  Petrópolis, na praça, em frente ao Palácio Amarelo conhecido como "Chafariz da Águia" com a mesma simbologia: a águia com uma serpente no bico.


O uso mais mundano da águia como símbolo encontra-se nos escudos de clubes de futebol, da policia, no jogo do bicho, nas escolas de samba e em outras corporações. Não esquecendo também a Águia Bicéfala - do Brasão dos Cavalera, os irmãos e líderes da Banda de Rock Sepultura, que também virou modismo por volta de 2002-03, estampadasu nas camisetas dos jovens.

(*Rui Barbosa e Samuel Hahnemann, ambos foram maçons.)


Antenor Colussi
Pesquisador: Astrologia, Numerologia e Símbolos Esotéricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário